+ -

Pages

Sunday, January 11, 2015

Etiqueta e bons modos para leitores: o que não dizer a um autor

Boa noite, gente linda e maravilhosa, fofa e querida. Viva os saldos que me aumentam a depressão de ser um bocadinho cheia nas ancas e me emagrece a carteira! Viva ser Domingo e eu estar aqui a escrever esta porra em vez de estar a fazer, de facto coisas úteis. Já que a Bobone criou um livro de etiqueta, achei por bem começar umas lições sobre interacção nas redes sociais que há pessoal que tem muita falta de chá!
Finalmente, passados anos e anos a martirizarem-se, acabam por publicar um livro! Uma editora gostou do vosso manuscrito, editou, reviu e está publicado! OBÁ!! E aí vem a parte da divulgação. O autor deve sempre manter uma relação com os seus leitores (dentro do racional), no entanto estes nem sempre correspondem da melhor maneira, por isso temos aqui um top 5 do que nunca dizer a um autor que está super entusiasmado com o lançamento do seu livro:

5. "hum está em ebook não gosto, se fosse em papel."
... até entendo que as pessoas não gostem de ser obrigadas a ler só em ebook, mas por favor gente, menos discriminação! Atonces o autor está todo feliz e PUMBA vêm vocês tão ricos e cheios de razão dizer que livro que é livro está em papel? E que não vão ler o livro do moço ou da moça porque está em ebook? É como ter um cupcake lindo e maravilhoso à frente e depois descobrir que é só para enfeitar... Nunca façam isto, especialmente aos moços que acabam de publicar.

4. Ah e isso de escrever dá para sobreviver?
Pff, claro que não! Autor que é autor é pobre e vive debaixo da ponte... que raio, escrever para ganhar dinheiro, onde é que se já viu! Ainda por cima sobreviver... Se fizermos as contas das royalties e do RSI, acho que os autores podem-se candidatar ao RSI, ir viver para o Aleixo e enfeitar as seringas e os filtros da ervinha com poesias do Pessoa e Camões... poético!


3. E então, quando é que arranjas um emprego a sério?
Não sei, de vez em quando dá-me para ser florista, no outro empregada de mesa e quando me sinto muito inspirada decido ser venha-venha ao fim de semana.

2. Boa, publicaste um livro, posso ter um exemplar de borla?

Oh minha criatura cheia de água benta na careca, que é só à chapada, onde é que essa beleza de pessoa foi arranjar essa ideia de que autor é a Santa Casa da Misericórdia, hm? Pegue no dinheirinho se quer ler e compre a porra do livro, faxabor!

And the queen...



1. Onde posso encontrar os seus livros gratuitos na net?
BORLAS?
BORLAS? 
Onde?

Eu cá me orgulho de ser uma "mecinha" que até encontra pechinchas e borlas na net. Amazon, Kobo sigo imensas newsletter para estar atenta a promoções... mas gente, por favor ganhe vergonha na fuça. Não vão perguntar ao dito cujo do autor onde pode ler os seus livros de borla! Ainda por cima se o moço não tiver ebooks de borla é um winke winke à pirataria (que é tipo pornografia, é muito bom ver mas sem ninguém saber). Não esfregais na cara do moço que passou meses a escrever o manuscrito onde o pode arranjar de borla. Até podem perguntar se existem umas promoções jeitosas ou se há algum local que costuma fazer promoções simpáticas.

Chá, gente, e boas maneiras, ó faxabor!
5 Tidy Friday: Etiqueta e bons modos para leitores: o que não dizer a um autor Boa noite, gente linda e maravilhosa, fofa e querida. Viva os saldos que me aumentam a depressão de ser um bocadinho cheia nas ancas e me e...

No comments:

Post a Comment

Digam o que vos vai na alma de forma civilizada e coerente.

< >