+ -

Pages

Friday, March 13, 2015

Autores: não façam isto! EVER!

Hello gente. Look I am NOT happy. Estou eu na minha vidinha sossegada a trabalhar, planear um casamento e de um lado par ao outro minding my own business. E pela quantidade de inglês que eu escrevi dá para notar que a minha persona britânica está a querer vir ao de cima e isto não vai acabar bem. E acreditem que apesar de eu não me sentir ridiculamente sarcástica, pelo menos o suficiente para escrever uma Tidy Friday como antes, sinto-me triste. Sim, é isso! Conseguiram! Não estou chateada, não estou furiosa, estou triste. Desiludida. 

Para quem está fora das escandaleiras do facebook, o autor Pedro Jardim, autor da recente obra “O monstro de Monsanto” tem um mau feitio. Não reage bem às criticas, ignora os betas, tem um feitiozinho de merda que se eu fosse beta dele mandava-o para o caralho entre outras coisas. Mas eu para já sou uma moça de paz mas se há merdas que me metem fora de controlo é autores com a mania que não conseguem aguentar criticas FUNDAMENTADAS e adopta uma postura passivo-agressiva. Mas pronto com divas já eu sei lidar e mostrar o rabo e mandar um belo peido na cara destas pessoas é a única coisa que se deve fazer. Also o autor eliminou os seus comentários no Facebook mas esqueceu-se que a Ruiva tudo vê e tudo guarda... ah o poder do Printscreen...




O moço é um sofrido!


Há poucas coisas que eu vos posso ensinar, uma delas eu posso dizer com toda a certeza se vocês forem um autor NUNCA mas NUNCA peçam aos vossos amigos para vos defenderem criando contas no Goodreads para dar 5 estrelas aos vossos livros. Oiçam a sabedoria da Ruiva! Vocês podem ser pessoas horríveis, não gostar de gatinhos, não dar um like para a criancinha que está em África ou quiçá foder-me o estacionamento ocupando aquele metrozinho que era suficiente para eu estacionar a viatura. Mas meus queridos, aparecem contas onde as pessoas só lerem os vossos livros e deram 5 estrelas - fodeu, ok? As pessoas vão odiar-vos. As pessoas só de raiva vão querer dar 1 estrela ao vosso livro só de raiva, estão a ver? Só mesmo para vos lixar o rating já que o autor está tão preocupado em receber estrelinhas dos amigos. 

Infelizmente os livros do Pedro Jardim têm sido alvo de imensos 5 estrelas nos últimos dias. Contas criadas com a mesma localidade e idade só mudava o nome e como a minha amiga, Lady Entropy, disse, espero que sejam amigos do autor que claramente o querem ajudar a ter sucesso ao dar imensas estrelinhas, mas CARALHO o Goodreads não é nenhum people choice awards, ok??? Isto não é nenhum site para ver quem tem mais 5 estrelas porra. Also tenho amigas minhas que publicaram livros e eu não gostei deles e dei uma nota que achei justa. E isso sim são verdadeiras amigas porque ainda me adoram, mesmo depois de eu ter dito que não achei nada de especial o que elas escreveram. True friendship! So yah, autores experientes ou inexperientes, veteranos que viram frangos de olhos fechados, aprendam uma coisa, o Goodreads é muito fixe mas não é um concurso para ver quem tem a pilinha maior. Até porque se todos os amigalhaços forem dar estrelas, as pessoas que usam a ferramenta para ver se o livro ia ser bom, vão ao engano. Sim Pedro Jardim, os teus amigos estão a fazer isso. A enganar as pessoas. Porque só dão 5 estrelas aos teus livros porque és amigo deles! E isso não é justo para nenhum autor. Não é justo para os autores que aceitam todas as pontuações, não é justo para os autores que têm amigos como eu, honestas, que se preocupam com o futuro da carreira deles!


Eu até entendo que autores inexperientes (PUBLICAR NA CHIADO NÃO CONTA) tenham alguma dificuldade. Eu tenho um feitio péssimo. Mau. Quando recebo uma critica má há sempre um amigo meu que me vai ouvir a fazer rant durante 10 minutos. ELES NÃO ME COMPREENDEM! I’M A GENIUS! Mas depois de eu ter dado cabo da paciência diária dessa pessoa eu vou pensar: ok, para a próxima tento mais, tento melhor, meto patarecas voadoras, pénis cor de rosa qualquer merdice que as pessoas gostem de ler hoje em dia. Para a próxima faço melhor! É isso que eu digo a mim mesma e porra eu não sou assim tão velha nem tão experiente a nível de literatura. Mas tenho a sorte de estar sempre a par das escandaleiras que existem e ao ver o pessoal a fazer erros sei como os evitar.

Entretanto as outras contas foram denunciadas e apagadas pelo Goodreads

E esta cena toda dos perfis falsos resultei que mais do que uma mão cheia de pessoas queiram dar 1 estrela ao livro ou nunca pegar em mais nada do autor. E assim TAU matamos uma possível aliança com a maioria da blogosfera portuguesa. 

- Mas Ruiva não sabes que não há má publicidade?

Meu querido esteja calado que claramente nunca confiou no poder do bom escândalo tuga! Agora parem de fazer merda da grossa e portem-se bem!


5 Tidy Friday: Autores: não façam isto! EVER! Hello gente. Look I am NOT happy. Estou eu na minha vidinha sossegada a trabalhar, planear um casamento e de um lado par ao outro minding m...

9 comments:

  1. Olha eu sou uma das que tenho vontade de o fazer! Dar 1 estrela só porque sim, porque me apetece e porque estou no meu direito!

    ReplyDelete
  2. Ahhh E esqueci de dizer! Eu tinha vergonha! Vergonha!

    ReplyDelete
  3. oh yeah...you rule.
    Eu não conheço o Sr. mas pelo que tenho visto no Face o livro está a ser muito falado. Essas 5 estrelas falsas dão mesmo vontade de ir lá criar perfis só para ler e dar uma estrela.

    ReplyDelete
  4. Só me arrependo de ter comprado o livro há três dias.

    ReplyDelete
  5. Eu não conheço o autor de lado nenhum, por isso não estou propriamente aqui para o "defender". A questão é que, normalmente, prefiro pesar todas as possibilidades antes de apontar uma. Então... yah, provavelmente foram os amigos dele que criaram essas contas para dar 5 estrelas ao livro, mas não quer dizer que o autor lhes tenha pedido. Eu, ou tu, podíamos ter um bando de amigos que, com uma suposta boa intenção, dessem 5s massivos a um dos nossos livros, sem lhes termos encomendado isso. É suposto sermos culpadas e pagar pela atitude deles? :/

    Prefiro manter-me céptica até ter provas, não vá cair em erro e culpar alguém por algo que pode não ter feito e, em adição, prejudicá-la injustamente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Neste caso vou ter de concordar com a Carina. Não sabemos se simplesmente os amigos dele tomaram a iniciativa, e até podem mesmo ter adorado os livros e quererem ajudar a promover nas redes sociais.
      Agora dar 1* só porque não gostamos da atitude do autor, isso acho desprezível.
      Está certo que o autor não devia responder às opiniões, mas o feitio do autor não tem necessariamente que espelhar o mérito, ou não, da obra em si.
      Dito isto, percebo perfeitamente porque estas situações irritam muita gente.

      Delete
    2. Acho estranho o livro já andar por aí há algum tempo e só quando apareceram as primeiras estrelas negativas é que começaram a aparecer as de 5 estrelas todas criadas no mesmo dia :p Não estou a culpar o autor, tal como disse no texto não se sabe se foi o autor que pediu ou não, mas isto de meter amizades ao barulho em reviews raramente acaba bem.

      Delete
    3. Also estes perfis são melhores. Os que foram eliminados tinham a mesma idade, a mesma localidade e só tinham um livro "guess who" com as 5 estrelas. Por outro lado isto so surgiu quando houve 2 opiniões com 1 estrela e a discussão gigante que houve no Facebook. Houve muitas pessoas que assistiram e que queriam comprar o livro e deixaram de ter vontade para tal. Overall este episódio foi uma treta pegada, tão cedo ele não recupera a "credibilidade" nem tanto pelas estrelas no Goodreads mas mais pela atitude em relação aos betas e às críticas. Ninguém gosta de um autor com mau feitio que se faz de vítima.

      Delete

Digam o que vos vai na alma de forma civilizada e coerente.

>